
A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) realizou um importante encontro com suas entidades filiadas, que marcou o lançamento oficial do Programa de Suporte à Governança das Entidades — uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento institucional de Federações e Clubes.
O evento que ocorreu durante a realização dos Campeonatos Brasileiros de Wrestling das diversas classes de idade, no dia 22 de novembro, no auditório do CEFAN, na cidade do Rio de Janeiro, contou com a presença de mais de 10 Presidentes de Federações Estaduais e representantes de pelo menos 5 Clubes filiados, refletindo o crescente engajamento com pautas voltadas à profissionalização da gestão esportiva.
Durante o encontro, técnicos do Ministério do Esporte apresentaram o Programa de Certificação da Diretoria de Certificação, que tem como objetivo reconhecer formalmente as entidades que cumprem integralmente os requisitos legais de governança, com base em pilares como transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. A certificação permite, entre outros benefícios, o acesso a recursos públicos federais e maior atratividade para investimentos privados, além de isenções fiscais importantes.
O Coordenador do Ministério do Esporte, Leandro Casarin, destacou a relevância da ação promovida pela CBW:
“A aproximação com as filiadas da CBW é fundamental para que possamos expandir o alcance da certificação pelo país. Esse tipo de mobilização facilita o trabalho do Ministério e cria um ambiente fértil para o desenvolvimento de uma governança mais sólida e responsável no esporte brasileiro.”
Já o Presidente da CBW, Flávio Cabral Neves, elogiou o empenho das entidades participantes e agradeceu ao Ministério:

“Parabenizo as Federações e Clubes que estão dando passos importantes rumo à profissionalização da gestão. Agradeço imensamente à Diretora de Certificação do Ministério do Esporte, Joseane Salmito Sitônio, por ter disponibilizado sua equipe técnica para essa capacitação essencial.”
A Técnica do Ministério do Esporte – Suell Pamplona, detalhou as exigências requisitadas no processo de Certificação e explicou como é feita a orientação junto as entidades que estão aplicando.
O evento também serviu como ponto de partida para o Programa de Suporte à Governança das Entidades, que será conduzido pela CBW com o propósito de oferecer consultoria técnica às filiadas. A partir do conteúdo apresentado pelos técnicos do Ministério, ficou definido que o Programa irá orientar as entidades na revisão de seus Estatutos e implementação dos requisitos exigidos pelo processo de certificação federal.
Ao final do encontro, o Coordenador Leandro Casarin lançou um desafio às entidades:

“Nossa meta é que, dentro de um ano, pelo menos 8 Federações e 3 Clubes vinculados à CBW estejam certificados. Tenho certeza de que, com esse programa, poderemos superar esses números.”
Com esse movimento, a CBW reforça seu compromisso com a promoção da boa governança, integridade e sustentabilidade institucional, alinhando-se às melhores práticas exigidas atualmente para o acesso a políticas públicas e ao fomento ao esporte de alto rendimento e formação.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
RELACIONADAS
Últimas Postagens do Instagram
Acontece na Confederação Brasileira

CBW LANÇA PROGRAMA DE SUPORTE À GOVERNANÇA DAS ENTIDADES EM EVENTO COM REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DO ESPORTE
A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) realizou um importante encontro com suas entidades filiadas, que marcou o lançamento oficial do Programa de Suporte à Governança das Entidades — uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento institucional de Federações e Clubes.

Clubes de SP, RJ, MT, AP, RN e PB se sobressaem na disputa dos Brasileiros individual e por equipes
Atletas como a carioca Giullia Penalber e a paranaense Eduarda Rodrigues garantem título brasileiro e classificação para Panamericano Sênior 2026 no México

Personalidades do wrestling brasileiro participam nesta terça (18) de treinamento antidopagem promovido pelo Ministério do Esporte
Giullia Penalber, Karoline Santana e Rodrigo Damasceno destacam o compromisso da modalidade com a cultura de prevenção à dopagem.
conheça as regras
Atendimento
secretaria@fewerj.com.br
Endereço
Rua Lobo Carneiro
s/n, anexo PARTE
Cidade Universitária - RIO DE JANEIRO, RJ
CEP: 21941591
DESENVOLVIDO POR
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.